top of page

Gestão de Resíduos de Obras

  • Foto do escritor: Sofiatti Gestão Ambiental
    Sofiatti Gestão Ambiental
  • 15 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de jun.

Conheça alguns modelos de implementação que podem facilitar a sua GR


O Gerenciamento correto de resíduos de obras é um aspecto fundamental das atividades da indústria da construção civil, tendo em vista que a produção de resíduos é uma das atividades mais significativas e impactantes deste setor. A destinação adequada de resíduos vem de encontro com a preservação ambiental e com a sustentabilidade dos recursos e necessidades humanas.


ree

A gestão de resíduos em obras pode ser definida como o conjunto de práticas e ações realizadas com o objetivo de minimizar a geração de resíduos, reutilizar ou reciclar materiais e destinar os resíduos gerados de forma adequada, de acordo com a legislação e normas ambientais.



Entre os principais benefícios da gestão de resíduos em obras podemos destacar:

  1. Preservação ambiental: A gestão de resíduos em obras contribui para a redução da quantidade de resíduos que são descartados em locais inadequados, como lixões e aterros ilegais, diminuindo a contaminação do solo, da água e do ar.

  2. Economia de recursos naturais: A reutilização e a reciclagem de materiais contribuem para a redução do consumo de recursos naturais, como água, energia e matéria-prima.

  3. Redução de custos: A gestão de resíduos em obras pode trazer redução de custos com a compra de novos materiais, com a disposição dos resíduos em aterros e com a coleta pública realizada pelas prefeituras.

  4. Atendimento à legislação: A destinação adequada de resíduos é uma obrigação legal, e a não conformidade pode gerar multas e sanções.


Para implementar uma gestão de resíduos em obras eficiente é necessário adotar medidas preventivas, como a redução do consumo e a geração de resíduos, o que pode ser conseguido por meio de boas práticas de gestão de materiais e planejamento adequado de atividades. Também é importante adotar medidas corretivas, como a melhoria e otimização da triagem de resíduos, a separação e armazenamento adequados dos materiais até correta destinação para reciclagem ou reutilização tem significativos impactos.


O descarte incorreto de resíduos causa danos ambientais com efeitos na saúde pública, o que torna um problema de responsabilidade social para os envolvidos, como abordamos em outros artigos. Quando falamos em responsabilidade sobre a geração e gestão de resíduos, estamos falando de uma responsabilidade compartilhada entre construtores, fornecedores, colaboradores e órgãos públicos. É importante que todos os envolvidos estejam engajados e comprometidos em adotar práticas sustentáveis e responsáveis em relação à geração e destinação de resíduos.


É de conhecimento do coletivo que a adoção de boas práticas de gestão de resíduos contribui para a sustentabilidade das atividades humanas, para a preservação do meio ambiente e para a promoção de um futuro mais sustentável. O que algumas muitas empresas ainda não sabem é que soluções para esta gestão podem ser simples e fáceis de serem implementadas. Que existem opções em soluções que são compatíveis às suas necessidades e recursos disponíveis, e que também existem formatos que podem ser adequados e trabalhados de forma personalizada a fim de garantir uma gestão eficiente e sustentável dos resíduos daquele empreendimento.


Das soluções mais econômicas, simplificadas e adaptáveis aos empreendimentos, posso citar:

  • A identificação das fontes de geração, atividades e processos

  • A sinalização dos espaços coletores de materiais, área reservada, baias, coletores

  • O treinamento dos colaboradores e equipes

  • A eleição de um porta-voz dos resíduos, na empresa. Aquela pessoa engajada com a causa, que gosta de ajudar e tem como vantagem o gosto por auxiliar neste tema ou como uma função designada, meta de produção, etc.


Empresas geradoras de resíduos que permitem-se olhar por este viés do gerenciamento correto dos seus resíduos, abrem para si portas de novas oportunidades. Conseguem adotar boas práticas, e trazer a sustentabilidade para o seu negócio, minimizando os impactos negativos ao meio ambiente e a sociedade onde estão inseridos. Permitem-se explorar oportunidades de negócio a partir de seus ativos imobilizados.


É dessa forma que a Sofiatti vem atuando no mercado de resíduos e agregando valor aos empreendimentos.


______

Palavras-Chaves:


reciclagem, gestão ambiental, gestão de resíduos, construção civil, projetos sustentáveis, sustentabilidade, esg, governancia, empresa responsavel, impacto positivo

SOFIATTI ~ Transformando Capitais Invisíveis em Ativos Estratégicos

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
bottom of page