top of page

SOFIATTI na Plástico Sul News

  • Foto do escritor: Sofiatti Gestão Ambiental
    Sofiatti Gestão Ambiental
  • 10 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de jun. de 2025

Destinação de resíduos recicláveis a cooperativas de reciclagem locais

Confira a entrevista da Sofiatti à Plástico Sul News



Uma parceria inédita na região Sul da destinação de resíduos recicláveis gerados na construção civil, à cooperativas de reciclagem. Em atendimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal n. 12305), a iniciativa incentiva a operação das cooperativas de recicláveis por meio de pagamento por serviços ambientais prestados.


Foram recolhidos 44m³ (metros cúbicos) de materiais recicláveis logo na primeira coleta, em duas obras de Porto Alegre. A construtora também entregou EPIs aos colaboradores da Cooperativa ASCAT, que acessaram os canteiros. Também foram passadas orientações quanto ao uso de EPIs e aos procedimentos de segurança nos canteiros de obras. As coletas iniciaram em 2017 nos empreendimentos da construtora localizados em Porto Alegre, em 2018 essa modalidade de trabalho com as cooperativas foi estendido a outros municípios como Canoas, Gravataí, São Leopoldo e Novo Hamburgo.


Para a analista ambiental da construtora, Caroline Sofiatti, a parceria com as cooperativas é um sucesso: "Acreditamos que a iniciativa fortalece e evidencia a importância do trabalho dos catadores, melhora a renda destas famílias e propicia que o mercado aprimore seus processos, e beneficie o meio ambiente". A formalização desta prestação de serviço, auxilia no processo de conscientização dos trabalhadores quanto à separação dos resíduos nos canteiros, impulsiona as ações da cooperativa no município, contribui com o desenvolvimento social dos catadores envolvidos, e torna eficiente as ações ambientais da empresa.


Os Materiais recicláveis, como papéis e plásticos em geral, sucatas metálicas e isopor (EPS), são separados pelos colaboradores das obras e colocados em coletores específicos para serem destinados às cooperativas. Esta ação vem beneficiando mais de 160 famílias de catadores, somente nos municípios de atuação da construtora.


No primeiro semestre do ano de 2018 foi possível verificar uma redução de 40% do valor total estimado para custo com locação de caçambas e destinação por obra da construtora, economia que foi direcionada aos custeios de operação das cooperativas, oportunizando uma maior atuação destas, nos próprios municípios.


Tu confere o texto na íntegra no Portal Plástico Sul News:


~ Caroline Sofiatti

Gestora Ambiental na SOFIATTI Gestão Ambiental

SOFIATTI ~ Transformando Capitais Invisíveis em Ativos Estratégicos

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
bottom of page